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perspectiva: Denis Antonio Cavallini |
A proposta arquitetônica do Centro de Convenções e
Teatro de Botucatu é contemporânea e brasileira. Nasce da necessidade social e
cultural da cidade. Concepção do projeto apoiada por representantes da
UNESP, sociedade civil e prefeitura.
Urbanisticamente implantado, em topo de colina, em
área de expansão urbana planejada, pela prefeitura local, como Novo Centro
Cívico.
De forma indutora de qualidade urbanística, foram
agregadas suas várias funções com autonomia de execução e gestão.
A Arquitetura proposta cumpre os objetivos
pretendidos com solução humana, ambiental, funcional, construtiva e estética,
simultaneamente dosados, na qualificação de sua forma emblemática, novo Centro
da comunidade.
A arquitetura do Teatro esculpe o solo mesclando
estética e função, organiza espacialmente o solo, deixa flutuar grande
cobertura triangular metálica apoiada em tímpanos lateral em concreto. A forma
determina vãos livres, balanços, gerencia energia solar e organiza a acústica dos teatros (interno com 2.000 lugares e externo para shows de 30.000 pessoas).
A
proposta, de configuração imponente, redesenha o terreno criando a plateia do
palco de shows sobre conexão de acessos entre o Teatro e o Centro de
Convenções. O Teatro, o Foyer, a plateia externa, disposta naturalmente em
talude escultórico, articula o Complexo.
Como
resultado, a nova ligação entre o Teatro e o Centro de Convenções se dá através
de túnel, ora fechado, ora aberto, em nível com o terreno natural.
O Centro
de Convenções e Exposições de estrutura modular com possibilidade de expansão,
contem como ponto de convergência o Centro de Convivência (restaurantes,
serviços e comercio) do Complexo.
Fica
realçada a possibilidade efetiva da construção em estágios dos componentes do Complexo Arquitetônico.
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