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Imagens: Denis Cavallini |
Esta
proposta revela mais detalhes alem dos publicados em 2011, contida no
livro “O CONCRETO NO BRASIL, Obras Especiais, Contos Concretos”,
Volume IV, de autoria do engenheiro Augusto Carlos de Vasconcelos.
O
Projeto NOVA PAULISTA, agora requer execução em “tunel” para
veículos e corredor exclusivo de coletivos integrados às galerias
inferiores de pedestres, comercio e serviços, liberando a pretendida
“Esplanada” arborizada, garantindo acesso restrito às garagens
dos edifícios e faixa central especifica para veículos de
emergências na superfície.
A “Esplanada” arborizada
contextualiza as galerias de pedestres sob os atuais passeios
públicos, recuperando os espaços públicos sob usos indevidos,
propostas defendidas pelos escritórios há décadas.
Esta
solução recupera o objetivo principal de separação das diferentes
funções da Avenida garantindo a necessária ambientação
urbanística.
Adapta-se hoje, tecnicamente a menor incomodo construtivo, e
viabiliza a concessão de uso dos espaços nos subsolos públicos aos
edifícios particulares. Contempla estudos de adaptação das
interconexões viárias, projetadas originalmente, com as Avenidas 9
de Julho, Praça Osvaldo Cruz , Avenida 23 de Maio e em “túnel”
,também através da Rua Bernardino de Campos, que aflora antes do
Viaduto Santa Generosa.
Refletirão
estudos específicos para as ruas paralelas à Avenida, reurbanização
da Rua Vergueiro ,Domingos de Moraes e acesso em galeria de saída
de veículos para Rua Major Natanael.
Durante quatro décadas, a Avenida símbolo da cidade, vem recebendo
crescente demanda de veículos, pedestres e manifestações públicas,
tornando caótica a circulação pela Avenida. Comprovando a
indiscutível necessidade deste projeto, tornando publica a luta
pela revalorização ambiental da região.
Já
em 1991 , os escritórios mencionados haviam recuperado o conceito
original do projeto , em “túnel semi aberto”, adaptando-o às
Estações Consolação,Trianon e Brigadeiro em seus mezaninos ,
devido a elevação do grade dos trilhos do METRÔ .
Os
autores deste complexo trabalho urbanístico de engenharia,
arquitetura e logística construtiva, conhecedores de suas
responsabilidades, direitos profissionais e deveres como cidadãos ,
divulgam este trabalho com objetivo precípuo de sensibilizar os
poderes públicos, e colocar-se à disposição para seu
desenvolvimento e apresentação, independente de quaisquer vínculos
partidários, à retomada desta obra urbanística para a enaltecida
Avenida Paulista.
Arquiteto
Nadir Curi Mezerani Engenheiro João Antonio Del Nero
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